ONIP esteve presente no Seminário de Lançamento do Leilão de Áreas Não Contratadas realizado pela PPSA
A ONIP esteve presente no Seminário de Lançamento do Leilão de Áreas Não Contratadas realizado nesta segunda-feira (1/9), no Rio de Janeiro.
O Leilão será realizado no dia 4 de dezembro de 2025, na B3, em São Paulo e oferecerá ao mercado a totalidade da participação da União nessas áreas, que hoje corresponde a 3,500% em Mero, 0,551% em Tupi e 0,950% em Atapu.
O Diretor-Presidente da PPSA, Luis Fernando Paroli, abriu o evento, que incluiu apresentação dos principais aspectos do pré-edital, o detalhamento técnico das áreas ofertadas e uma explicação sobre o acesso ao Pacote de Dados Híbrido. a abertura do evento. O encerramento do seminário ficou a cargo da Diretora Técnica da PPSA, Tabita Loureiro.
Segundo Tabita Loureiro, a companhia está, neste momento, apoiando o Ministério de Minas e Energia (MME) na precificação das participações da União. A ideia é propor ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), responsável por aprovar todos os parâmetros técnicos e econômicos do leilão, que, além do preço mínimo, haja a possibilidade de um pagamento futuro, condicionado a um novo cenário, que inclua, por exemplo, um aumento de percentual da área não contratada.
“É importante destacar que se trata de áreas já em produção, sem risco exploratório, com elevada produtividade típica do pré-sal e com potencial de expansão futura. É, de fato, uma oportunidade inédita que será oferecida ao mercado em dezembro”, afirmou.
Tabita Loureiro destacou também que a PPSA busca reduzir ao máximo a assimetria de informações para os novos investidores. “Queremos esclarecer todas as dúvidas e apresentar nossa visão ao mercado. Estamos trabalhando intensamente para garantir competição no leilão e assegurar o sucesso da oferta em dezembro para a União”, disse.
A PPSA também planeja realizar um roadshow internacional logo após a publicação do edital.
Mais informações no site da PPSA, no link: https://www.presalpetroleo.gov.br/leilao-de-areas-nao-contratadas/