Cynthia Silveira, da ONIP, destaca a importância do conteúdo local em projetos de FPSOs

A diretora-geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Cynthia Silveira, participou nesta terça-feira (13/5) da FPSO Exposição e Conferência sobre plataformas flutuantes de produção (FPSOs) Brasil – Epicentro Global de FPSOs, realizado no Rio de Janeiro. A executiva apresentou o tema “Conteúdo Local em Projetos de FPSOs: Maximizando Benefícios para o País”.
Em sua participação, Cynthia Silveira falou sobre o propósito da Organização, de seus associados e parceiros, sobre os desafios da política industrial de conteúdo local e o potencial dos estaleiros e da indústria fornecedora local, destacando a importância dos investimentos offshore e a carteira de contratações da Petrobras como uma janela de oportunidades para impulsionar a indústria nacional através de políticas de conteúdo local robustas e eficazes.
“A maximização do conteúdo local em projetos dessa magnitude não se trata apenas de cumprir requisitos regulatórios, mas de gerar um impacto positivo e duradouro em toda a cadeia produtiva brasileira”, afirmou. “Ao estimular a participação de fornecedores locais, desde a engenharia e fabricação de equipamentos até a prestação de serviços especializados, é possível fortalecer a indústria, criar empregos qualificados, fomentar a inovação tecnológica e aumentar a competitividade do país no cenário internacional “, acrescentou.
Durante sua fala, Cynthia Silveira lembrou que Governo Federal vem reiterando a importância de o conteúdo nacional promover o desenvolvimento tecnológico, com maior produção interna de equipamentos e serviços em várias ocasiões.
“A exploração do pré-sal precisa impulsionar o desenvolvimento tecnológico e industrial do Brasil. O Ministério de Minas e Energia aumentou o Conteúdo Local da Fase Exploratória (30% e Desenvolvimento de Poços (30%). E a Petrobras tem feito grande esforço para se reaproximar de fornecedores nacionais”, destacou.
A diretora geral da ONIP também apresentou propostas da Organização para a política de conteúdo local.
Dentre elas, a avaliação, por parte do CNPE, separação de conteúdo local das UEPs nos itens: engenharia
/ bens e equipamentos/ serviços de montagem , o uso da cláusula de PD&I na atualização de fornecedores, a definição do que pode ser certificado como conteúdo local com maior clareza e avaliação de em que medida a nova política tributária poderá favorecer o fornecedor local.
“A participação da ONIP no evento reforça o compromisso da Organização em promover o desenvolvimento da indústria nacional de petróleo e gás, tendo o conteúdo local como um pilar fundamental desse desenvolvimento”, concluiu.